Olá pessoal tudo bem!
A postagem de hoje é relacionada a um tema que pode ser utilizado em uma aula com alunos do ensino médio.
![]() |
Fotografia retirada do site da revista Galileu |
A revista Galileu postou uma matéria no mês de Junho sobre uma ação publicitária que utilizou o nitrogênio líquido dentro de uma piscina, e essa ação provocou danos irreparáveis para as pessoas que estavam no local. No entanto, a quantidade de reagente adicionada na piscina foi muito grande e chegaram a pensar que o nitrogênio estivesse reagido com o cloro presente e formado o tricloreto de nitrogênio, mas estudiosos que analisaram o caso disseram que o mesmo é pouco reativo e sua ligação com o cloro é difícil de ocorrer, além de ser altamente explosivo, explica o professor do Departamento de Química da Universidade de São Paulo, Paulo Sérgio Santos. Portanto, acredita - se que pode ter ocasionado asfixia, pois ao entar em contato com a água, o nitrogênio rapidamente se expandiu com violência e como estava em grande quantidade expulsou todo o oxigênio presente no ar, por isso que as pessoas que estavam na piscina no momento foram hospitalizados e deixando um em estado grave. O vídeo abaixo mostra o momento em que as pessoas estavam na água.
Esta reportagem proporciona estruturar o ensino de química por meio dos três
aspecto do conhecimento, sendo o fenomenologico, teorico e o
representacional.
Ao verificar os parâmetros curriculares nacionais (Pcns) observei que o professor de química pode trabalhar a matéria com seus alunos ao aplicar os conceitos da tabela periódica, os diferentes número de oxidação do nitrogênio (NO2, NO, NO3, NH3, N2O2) estudar ligações químicas como resultantes de interações eletrostáticas entre átomos, moléculas ou íons e claro " a falta de conhecimento químico e as consequências para a saúde das pessoas".
Bom pessoal vou deixar o link da matéria abaixo caso queriam ler a completa.
REVISTA GALILEU; disponível em http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI339633-17770,00-NITROGENIO+EM+PISCINA+PROVOCA+TRAGEDIA.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário