sábado, 17 de agosto de 2013


DA PLANTAÇÃO A COLHEITA DOS ALIMENTOS




        Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a Química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas.  (Fogaça). Devido o avanço tecnológico a sociedade evoluiu, e isso também foi possível graças à contribuição da Química. Atualmente, estudos estão sendo levantados e pesquisas realizadas para os mais diversos tipos de alimentos orgânicos, o que vem aumentado cada vez mais à aceitação deste tipo de produto pela sociedade em geral. Portanto esse foi o tema do site G1- Globo de Pernambuco que se refere a: “Química dos alimentos no Projeto Educação".    
“Para a química, compostos orgânicos são aqueles que têm base de carbono. E praticamente todos os alimentos contêm compostos orgânicos. Mas, na verdade, essa preocupação maior com a saúde e o bem-estar desenvolveu essa nomenclatura de ‘alimentos orgânicos’. Esses alimentos são convencionalmente chamados porque se tem maior preocupação com o desenvolvimento deles, em que não se utilizam agrotóxicos, em que se respeita o tempo natural de desenvolvimento deles na terra, em que se usa a adubagem orgânica ou vegetal ou animal, e em que você deixa que toda aquela carga de nutrientes, de troca com a natureza, aconteça”, comentou o professor de química Gilton Lyra”.
  
      Ao longo das ultimas décadas, os agrotóxicos aplicados nas lavouras chamaram a atenção de cientistas para os danos causados a saúde humana, tornado necessário a busca de alternativas, para obter alimentos mais saudáveis, isso fez com que a comunidade cientifica envolvesse estudos focando em conseguir os hidropônicos. . Em seguida a lista de alguns agrotóxicos encontrado em um artigo da Química Nova. 
"A fim de controlar diferentes pragas, além de misturas tais como de enxofre e cal, utilizada no controle da sarna-da-maçã, causada por um fungo; a mistura de sulfato de cobre e cal, conhecida hoje como calda bordalesa, usada no combate do míldio, doença causada por fungos na uva; o arsenito de cobre, também conhecido como verde de Paris, para controlar o besouro da batata nos Estados Unidos; o sulfato ferroso como herbicida seletivo; derivados de fluoretos inorgânicos, como o fluoreto de sódio, no controle de insetos como formigas".
A química está presente em nossa alimentação e por essa razão se torna importante o estudo das substâncias que ingerimos diariamente.  
  “O alimento orgânico vem com grande quantidade de substâncias antioxidantes, que são aquelas que ele mesmo utilizou para se defender e podem ser utilizadas para nosso organismo se defender. Antioxidantes são substâncias que se oxidam para evitar a oxidação de outras espécies, por exemplo a vitamina C, vitamina E,  alguns minerais, pigmentos responsáveis pela coloração de alguns vegetais, como a cor do tomate, da cenoura”, informou o professor".

            Contudo, uma reportagem como essa mostra o quanto a ciência da Química tem se tornado cada vez mais presente na vida cotidiana do cidadão, e são muitos os conceitos químicos envolvidos, desde a plantação até a colheita, quanto menos agrotóxico mais proteção para o meio ambiente, para o agricultor e para o ser humano.

Quer conhecer melhor a reportagem do G1 - Globo acessa o link:
  http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/08/professor-explica-quimica-dos-alimentos-no-projeto-educacao.html


REFERENCIAS:


Acesse o link para descobri mais sobre os agrotóxicos http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_1/03-QS-02-11.pdf

Fogaça, J. (s.d.). Brasil Escola. Acesso em 16 de Agosto de 2013, disponível em Brasil Escola: http://www.brasilescola.com/quimica/

Vestibular e Educação. (s.d.). Acesso em 16 de Agosto de 2013, disponível em G1. Glogo : http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/08/professor-explica-quimica-dos-alimentos-no-projeto-educacao.html

8 comentários:

  1. Os alimentos orgânicos possuem inumeras vantagens para a sua saúde, porem algumas desvantagens é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

    ResponderExcluir
  2. Os orgânicos vão ser sempre considerados mais saudáveis. O grande problema é que a população vem crescendo exponencialmente, ou seja, se produzirmos apenas alimentos orgânicos não teremos comida suficiente para as pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Alimentos orgânicos são ótimos para a saúde, mas pode por a mão no BOLSO!

    ResponderExcluir
  4. Os alimentos orgânicos possuem inumeras vantagens para a sua saúde, porem algumas desvantagens é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza os alimentos orgânicos são mais saudaveis e melhores para saúde. Pena que nem todos podem consumir por questões de valores...

    ResponderExcluir
  6. Os cuidados com nossa saúde é de suma importâcia. Então as escolhas também devem ser acertadas, sem duvida saldáveis.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvidas que faz parte de uma alimentação mais saudável, graças as pesquisas e evolução dessa ciência fantástica que é a Química! E apesar dos alimentos orgânicos custarem mais caro que os convencionais, acredito que é melhor gastar mais preservando à saúde do que consumir alimentos mais barato pondo a saúde em risco... Mas infelizmente nem todos podem seguir essa meta devido à carência econômica da população do país.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir